PIS/PASEP como receber em 2023

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são dois programas de contribuição social que foram criados pelo governo brasileiro para financiar o pagamento de benefícios aos trabalhadores. Ambos os programas foram criados na década de 1970 e são geridos pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil, respectivamente.

O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado, enquanto o PASEP é destinado aos servidores públicos. Ambos os programas são financiados por meio de uma contribuição social que é paga pelas empresas e pelo governo. O valor da contribuição é calculado sobre o faturamento das empresas e sobre a folha de pagamento dos servidores públicos.

Os recursos arrecadados pelo PIS/PASEP são utilizados para pagar benefícios como o abono salarial, que é pago anualmente aos trabalhadores que ganham até dois salários mínimos por mês, e o seguro-desemprego, que é pago aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa. Além disso, parte dos recursos é destinada ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que financia programas como o Seguro-Desemprego, o Abono Salarial e o Financiamento de Programas de Desenvolvimento Econômico.

Pis/pasep 2023

Publicidade

O PIS/PASEP é pago anualmente aos trabalhadores brasileiros que atendem aos critérios de elegibilidade. Para solicitar o benefício em 2023, é preciso seguir alguns passos simples:

PIS/PASEP como receber em 2023
PIS/PASEP como receber em 2023
  • Passo 1: Verifique se você tem direito ao benefício
  • Passo 2: Obtenha o número do PIS/PASEP
  • Passo 3: Acesse o site da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil
  • Passo 4: Realize a solicitação
  • Passo 5: Verifique o status da solicitação

O que é PIS/PASEP?

PIS/PASEP é um programa do governo brasileiro que tem como objetivo promover a integração social dos trabalhadores e o financiamento do seguro-desemprego e abono salarial. O Programa de Integração Social (PIS) é destinado aos funcionários de empresas privadas, enquanto o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) é destinado aos servidores públicos.

Ambos os programas funcionam por meio do recolhimento de contribuições feitas pelas empresas e órgãos públicos. O valor arrecadado é utilizado para financiar o pagamento do abono salarial e do seguro-desemprego, além de outros programas sociais do governo.

Os trabalhadores que se enquadram nos critérios estabelecidos pelo programa têm direito ao recebimento do abono salarial e do seguro-desemprego. O abono salarial é um benefício pago anualmente para trabalhadores que ganham até dois salários mínimos e que tenham trabalhado pelo menos 30 dias no ano anterior. Já o seguro-desemprego é pago aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa e que atendem aos critérios estabelecidos pelo programa.

Quem tem direito ao PIS/PASEP?

Para ter direito ao PIS/PASEP, é necessário preencher alguns requisitos. No caso do PIS, o trabalhador deve estar cadastrado no programa há pelo menos cinco anos, ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base de referência e ter trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano-base. Já no caso do PASEP, os requisitos são semelhantes, com a diferença de que o servidor público deve estar vinculado a um órgão público e ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base.

Como sacar o PIS/PASEP?

O pagamento do PIS/PASEP é realizado pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, respectivamente. Para sacar o abono salarial, é necessário ter em mãos o Cartão do Cidadão e a senha cadastrada. Caso você não tenha o Cartão do Cidadão, pode fazer a solicitação em uma agência da Caixa ou Banco do Brasil. Já para sacar o valor acumulado em suas contas, é necessário seguir as orientações do banco responsável pelo programa.

Claro, aqui estão as instruções sobre como sacar o PIS/PASEP:

  1. Verifique se você tem direito ao benefício – para ter direito ao PIS/PASEP, você precisa ter trabalhado por pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano-base (o ano anterior ao do pagamento). Além disso, é necessário estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base.
  2. Consulte o calendário de pagamento – o pagamento do PIS/PASEP é feito de acordo com um calendário estabelecido pela Caixa Econômica Federal (para o PIS) e pelo Banco do Brasil (para o PASEP). Verifique as datas de pagamento de acordo com o seu mês de nascimento ou final da inscrição.
  3. Verifique o saldo disponível – para saber o saldo disponível em sua conta do PIS/PASEP, consulte o site da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, dependendo de onde você está inscrito. Você também pode ligar para o número de atendimento ao cliente.
  4. Dirija-se a uma agência bancária – para sacar o PIS/PASEP, você precisa ir pessoalmente a uma agência bancária da Caixa Econômica Federal (para o PIS) ou do Banco do Brasil (para o PASEP), levando um documento de identificação com foto e o seu número de inscrição no PIS/PASEP.
  5. Escolha a forma de recebimento – ao chegar à agência, você poderá escolher a forma de receber o seu benefício: em uma conta corrente ou poupança da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, em um caixa eletrônico ou em uma casa lotérica (para valores de até R$ 1.500,00).

Com essas etapas, você deve ser capaz de sacar o seu PIS/PASEP com sucesso. Lembre-se de que o pagamento é feito apenas uma vez por ano e é importante ficar atento ao calendário para não perder o prazo.

Quais são os requisitos para ter direito ao PIS/PASEP?

Para ter direito ao PIS/PASEP, é necessário preencher alguns requisitos estabelecidos pelo governo. No caso do PIS, o trabalhador deve estar cadastrado no programa há pelo menos cinco anos, ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base de referência e ter trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano-base. Já no caso do PASEP, os requisitos são semelhantes, com a diferença de que o servidor público deve estar vinculado a um órgão público e ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base.

Outro requisito importante é que a empresa empregadora deve ter informado corretamente os dados do trabalhador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), que é o documento que contém informações sobre a atividade laboral do empregado no ano-base de referência. Caso todos esses requisitos sejam atendidos, o trabalhador terá direito a receber o abono salarial do PIS/PASEP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo